• Poros dilatados

    lumines056Os poros dilatados são ocasionados por características genéticas relacionadas ao tipo de pele de cada pessoa e logicamente ao sexo. Muito relacionado ao tipo de cuidados que a pessoa tem com o seu rosto. Quem tem pele oleosa costuma sofrer mais com esse problema por causa da maior produção de sebo das glândulas.

    Apesar de não poder ser eliminado de vez, existem tratamentos e cuidados diários que ajudam a suavizar os poros dilatados e a melhorar a aparência da pele.

    Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem à secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra, quanto maior o pelo menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, temos poucos pelos e a secreção tende a ser maior.

    A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também porque o calor pode aumentar a oleosidade da pele, porém várias pessoas podem manifestar também no inverno.

    Os poros dilatados não viram espinhas (acne). O que acontece é que a hipersecreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro e, assim, pode favorecer a proliferação de bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne se a pessoa tiver predisposição para a mesma. Mas nem todas as pessoas que têm poros abertos apresentam acne.

    Podemos ter hábitos que diminuem a prevalência de poros abertos:

    • Manter a pele limpa é fundamental. Lave o rosto duas vezes por dia, uma de manhã e outra a noite, usando um sabonete com ácido salicílico por exemplo.
    • Evite lavar o rosto mais de três vezes por dia para não tirar a proteção natural da pele e provocar um efeito rebote, em que a pele produz mais óleo e piora o aspecto dos poros dilatados.
    • Invista em cremes sem óleo, com fórmulas fluídas, em gel ou sérum. Também indicamos o uso de máscaras de argila branca, que suaviza a aparência dos poros e diminui a oleosidade.
    • Os makes funcionais também ajudam no tratamento do problema e evitam o entupimento dos poros, comum das maquiagens. Aposte nos primeiros que prometem disfarçar o problema e nas bases com ácido salicílico.
    • Se os seus poros dilatados te incomodam muito, vale investir na limpeza de pele mensal. Além disso, existem alguns tratamentos estéticos específicos para o problema – como os que são feitos com luz pulsada, lasers fracionados e peelings químicos. Vale consultar o dermatologista.

    Na Clínica Lúmines fazemos um tratamento com PEELINGS QUÍMICOS e o LASER ERBIUM:YAG da FOTONA passado de forma bem superficial. Além de cosméticos indicados.

    Leave a reply →

Leave a reply

Cancel reply