• Lipolaser (Laser Lipólise) – HLPA

    lumines003LipoLaser – O que é Lipo Laser?

    A lipoaspiração foi um grande avanço da medicina moderna. Uma técnica desenvolvida por um ginecologista na década de setenta, que vem se aperfeiçoando durante os anos.

    No início esta técnica era para muitos um desejo que envolvia muitos riscos. Apesar de ser revolucionaria para época, havia pouco entendimento sobre a quantidade de gordura a ser retirada com segurança, como também os cuidados no pós-operatório. Mas com sua evolução se tornou a cirurgia mais realizada no mundo.

    O princípio da lipoaspiração consiste em introduzir uma cânula fina com um formato especial onde o médico realiza movimentos na área a ser trabalhada. Após, a gordura é aspirada com melhora da silhueta corporal.

    Com o tempo surgiu a Vibro lipoaspiração. Uma máquina que aperfeiçoa o processo, realizando os movimentos repetitivos para o cirurgião. Para que fique mais claro, uma analogia a um objeto comum em nosso dia-a-dia é a escova de dente. O esforço é manual para obter a correta higiene bucal. Com as motorizadas seu esforço é diminuído já que há uma máquina para fazer os movimentos enquanto lhe cabe o trabalho mental. A Vibro aspiração, portanto, como o nome sugere, faz a lipoaspiração com vibração, isto quer dizer, a cânula vibra durante o procedimento e o sugador retira a gordura.

    Cada vez mais, graças ao avanço da tecnologia, novas cânulas foram desenvolvidas com formatos especiais e com materiais novos como o titânio. Uma grande vantagem na mudança das cânulas foi que elas passaram a ficar mais finas no decorrer dos anos. Isso diminuiu as irregularidades do tecido no pós-operatório.

    Houve também avanços no processo da anestesia, que passou a ter várias técnicas. Hoje já sendo utilizada como anestesia local. A técnica conhecida por HLPA (Hidrolipoclasia Aspirativa), também conhecida por Lipo Light tem anestesia local e é realizada em um dia. O processo é mais simples e o tempo de recuperação é muito rápido. Basicamente o processo é a hidratação das células de gordura com posterior aspiração. Pela facilidade da técnica, vem sendo muito utilizada no mundo, com bons resultados.

    Outro avanço da medicina para melhorar os resultados e a segurança da lipoaspiração foi a  Laserlipólise, conhecida por Lipo Laser. Consiste na passagem de uma cânula com  um feixe de luz de 1mm de espessura no tecido adiposo, deixando a gordura liquefeita, facilitando o processo de sucção da mesma. Esta técnica é uma das mais revolucionárias da medicina, pois apesar de invasiva, traz muitas vantagens para os pacientes. Primeiro, o feixe gera uma temperatura em torno de 300 graus, causando “derretimento” da gordura, como também causa cauterização dos vasos sanguíneos. Isto diminui o edema pós-operatório, diminuindo o tempo de recuperação e a dor no pós operatorio.

    Mas a maior vantagem é o fato do laser estimular o colágeno da derme. Como resultado ocorre uma melhora da flacidez no local do procedimento. Dando um aspecto muito mais natural ao tecido. Há relatos de pessoas que não manifestaram qualquer tipo de desconforto com a técnica após o procedimento.

    A Lúmines oferece esta técnica através de um de seus membros, que foi um dos primeiros médicos a realizá-la no Brasil.

    Smartlipo

    Smartlipo é um sistema a laser cuja principal aplicação é a Laserlipolise, tão minimamente invasiva que atrai grande parcela da população quando comparada a outros métodos convencionais por ser mais segura, garantida e rápida.

    Laserlipolise é uma técnica inovadora, especialmente projetada para remover o excesso de tecido gorduroso por interação seletiva do laser com a membrana dos adipócitos. O resultado é o rompimento da membrana da célula adiposa e a eliminação do seu conteúdo que é excretado naturalmente ou aspirado por baixa pressão. Simultaneamente os pequenos vasos sanguíneos, entre o tecido gorduroso, são obliterados devido à fotocoagulação minimizando o edema local. Finalmente, ao se trabalhar em camadas mais superficiais da pele, é possível promover a fotoestimulação do colágeno, proporcionando sua contração e consequentemente, a melhora da flacidez da pele. Agora existe a lipoescultura a partir de um tratamento minimamente invasivo com o novo equipamento SmartLipo da DEKA.

    De fato, a possibilidade de oferecer ao paciente um tratamento em ambiente ambulatorial, sem a necessidade da aspiração do líquido obtido pela ação do laser, permite ao cliente um tratamento menos agressivo, com uma melhor e mais rápida recuperação aumentando a satisfação daqueles que buscam resultados reais com a seguinte técnica:

    • O laser é introduzido na hipoderme por meio de uma cânula, atingindo os adipócitos e os tecidos vizinhos.
    • Devido o efeito fotomecânico, parte do laser rompe a membrana dos adipócitos próximos à extremidade da fibra.
    • Em alguns casos os adipócitos não são destruídos imediatamente. Entretanto, a energia do laser é capaz de alterar a permeabilidade da membrana dessas células, o que conduz à sua destruição dentro de um ou dois meses.
    • O resultado final é produzido pela redução das células de gordura, com a redução do sangramento, devido à coagulação dos pequenos vasos durante o processo.

    A Energia e seus efeitos

    No tratamento da Laserlipolise, o laser é convergido por microcânulas com diâmetro de um milímetro onde uma fibra ótica de aproximadamente 300 mm é introduzida. O alto pico de potência de emissão do laser rompe as membranas dos adipócitos causando a liberação do seu conteúdo gorduroso, sendo este de fácil remoção por meio de micro bombas com baixa pressão ou seringas.

    A Laserlipolise também pode ser associada aos métodos tradicionais, especialmente em casos de grandes volumes. As vantagens incluem uma redução da flacidez da pele causada pelo esvaziamento gorduroso bem como a homogeneidade das superficíes da pele.

    Perguntas

    Quanto tempo demora o procedimento?
    Aproximadamente 1 hora, isso dependerá da área a ser tratada.

    Após quanto tempo os resultados serão percebidos?
    Se o médico utilizar uma leve aspiração após o uso do laser, os resultados serão visíveis imediatamente e continuarão melhorando após 3 a 4 meses. Se a aspiração não for realizada, os resultados serão visíveis após 2 ou 3 meses. Este tempo é necessário para a eliminação do líquido gorduroso e para a estruturação e melhora da flacidez da pele após a estimulação do colágeno.

    Os resultados são permanentes?
    Sim. Entretanto a manutenção do corpo é fator crucial para uma boa estética e também saúde. O Stress, tabagismo, sendetarismo e má alimentação são um dos fatores prejudiciais à saúde do paciente.

    Qual o tempo de recuperação após o tratamento?
    Os pacientes podem retornar a vida normal imediatamente ou até 48h após o procedimento, com restrições para intensas atividades esportivas e saunas por um período de duas semanas. Massagens profundas estão restritas até cinco semanas após o procedimento. Uma opção valiosa para a recuperação e melhora do resultado é obtida por meio da drenagem pós operatória, pelos benefícios do equipamento manthus ou heccus.

    Comparado com os métodos tradicionais e intumescentes de lipoaspiração, a lipo pelo Smartlipo oferece características decisivas como:

    • Menos invasiva: Cânulas com diâmetro de 1mm;
    • Simultânea coagulação dos vasos com conseqüente redução do sangramento;
    • Possibilidade de repetição do tratamento na mesma área após poucos meses;
    • Comprovada homogeneidade superficial da pele após o tratamento;
    • Qualquer aspiração do líquido gorduroso é facilitada pela sua baixa viscosidade;
    • Possibilidades de utilização em áreas onde as técnicas de lipoaspiração convencionais não são indicadas como pescoço, face, braço, parte superior do abdômen e joelhos.

    Leave a reply →

Leave a reply

Cancel reply