• Laser Fotona

    Qual o nome do aparelho? È o Fotona Super Plus?
    O nome é Fotona SP Plus, é uma plataforma que combina o laser de Érbio no modo Smooth e Turbo com outro laser de Neodímio YAG Multipulse (de pulsos variáveis).

    Há quanto tempo chegou no Brasil? Existe alguma clínica que já possui este equipamento?
    Os primeiros equipamentos chegaram em 2010 e já existem usuários que dispõem desta tecnologia.

    Tem liberação da ANVISA?
    Sim, o equipamento recebeu a aprovação da ANVISA em Dezembro de 2009 com número de licença 80047300251.

    Qual nome da ponteira?
    O Neodímio YAG trabalha com uma ponteira de spot regulável (de 2 a 9mm) e pode contar com a opção de um escâner que assiste no tratamento de grandes áreas corporais.

    Com o Érbio usamos vários tipos de ponteiras, porém todas trabalham dentro do mesmo conceito. A diferença é que para certas áreas anatômicas é necessário usar tamanhos menores e já em outras pode ser necessário usar uma ponteira maior.

    Para os tratamentos realizados dentro da boca (tratamento intraoral) usamos a peça de mão PS03 que gera spots de até 7mm de diâmetro. Para tratamentos extraorais, sejam faciais ou corporais, usamos a peca PS01que gera spots de 10mm.

    De que maneira ele atua, isto é, modo de agir no couro cabeludo para proporcionar o lifting? (Por favor, descreva com detalhes)
    A estratégia de tratamento para rejuvenescimento de pacientes que a Fotona desenvolveu para o mercado latino americano (e outros similares que possuem um amplo espectro de tons de pele e pacientes com grande exposição solar) baseia-se nos seguintes princípios:

    1. Priorizar o uso de tratamentos não invasivos versus aqueles mais agressivos e que possam resultar em consequências secundárias não desejadas (dor, recuperação lenta, hiperpigmentação, infecções).
    2. Combinar o uso de dois lasers para maximizar o resultado (Érbio e Neodímio) aproveitando sua ação em diferentes profundidades de tecido.
    3. Utilizar técnicas de aplicação totalmente inovadoras que melhorem ainda mais a satisfação do paciente.

    Um bom exemplo desta filosofia de trabalho é o tratamento nas rugas da testa e os “pés-de- galinha”. Começamos utilizando o laser Érbio YAG de 3000mJ (o mais potente do mercado) com os exclusivos trens de pulso em modo Smooth. Este modo de trabalho gera uma consequência de alta repetição de disparos reguláveis que forma um pulso de duração extra longa, que outorga uma profunda penetração na pele e aperfeiçoa os resultados. O Érbio é um laser que possui muita afinidade pela água que é o elemento mais comum do tecido humano. Quando o laser entra e contato com a pele e se encontra com a água, a luz efetua uma descarga térmica controlada abaixo dos 60° C. Esta temperatura gera vários efeitos úteis para poder modificar o tecido. Em primeiro lugar realiza uma contração das fibras de colágeno existentes causando um encolhimento imediato da pele. Este efeito sozinho é de curta duração, já que gradualmente as mesmas perderão esta tensão. Em segundo lugar, e com consequências mais importantes, o aumento de calor produzirá uma reação do corpo, que tratará de reparar o dano causado. Este efeito gera a produção de um colágeno totalmente novo e muito tensor (processo denominado de colagenogenese) com efeitos duradouros de longo prazo, podendo observar-se uma melhora contínua e incremental por mais de um ano após a realização do tratamento.

    O lugar e forma como se disparam os pulsos a laser deve ter um racional que trate de melhorar os resultados buscados. A pele do corpo humano possui vários níveis de aderência aos planos mais profundos. Em alguns lugares o tecido humano encontra-se mais solto e com pouco suporte, como é o caso das bochechas, enquanto em outros está fortemente aderido e com pouca mobilidade, como no couro cabeludo. É muito importante então possuir uma técnica de trabalho que aproveite estas zonas de alta adesão para que as mesmas possam funcionar como pontos de ancoragem ou suporte permitindo um tensionamento de tecido forte e duradouro. O couro cabeludo é um bom exemplo que permite “segurar” o tensionamento realizado na testa e nos “pés-de-galinha” para que o resultado seja tanto impactante quanto duradouro.

    Os resultados obtidos pelo Érbio podem ser aumentados com a aplicação adicional do segundo laser desta plataforma, o Neodímio YAG Multipulse. Em contraste com o laser de Érbio, este tipo de luz possui pouca afinidade com a água e, portanto penetra facilmente na pele, fornecendo um efeito térmico que estimula o crescimento do colágeno profundo. Devido a seus exclusivos pulsos ultracurtos este laser é capaz de gerar micro tensões ao longo de seu trajeto, gerando assim um verdadeiro efeito tensor tridimensional chamado de FRAC3. Esta combinação de lasers e metodologias de trabalho são exclusivos da Fotona.

    Estas técnicas de aplicação não ablativa são extremamente seguras e possuem as seguintes vantagens para os pacientes:

    1. Recuperação em horas e não dias.
    2. Tratamento mais confortável do que qualquer procedimento invasivo.
    3. Não apresenta as complicações comuns dos lasers ablativos como o CO2.
    4. Permite uma operação segura sobre as zonas de pele ultradelicada como pálpebras e decote, deixando o paciente com um rejuvenescimento homogêneo e não parcial.
    5. Os resultados são visíveis desde a primeira sessão.

    Como ocorre o disparo da luz? Qual é a potencialidade dela e diferencial?
    Existem no mercado atual dois tipos de tratamento a laser muito diferente para a realização de procedimentos de rejuvenescimento, tensão de pele e eliminação de rugas.

    Em primeiro lugar existem sistemas a laser como o CO2 que propõe a realização de perfurações (micro buracos) na pele para obter uma resposta reparadora que gere colágeno novo e tensão. Esta opção é considerada a de maior agressão e maior risco, já que cada vez que se rompe a barreira protetora do corpo o paciente se expõe a possíveis consequências não desejadas, como principalmente as infecções e as mudanças de coloração da pele devido à agressão aos pigmentos naturais da mesma. Assim mesmo, durante o período de recuperação o paciente padece de dor ou ardência significativa e permanece impossibilitado de realizar suas tarefas cotidianas por vários dias até a cicatrização da ferida (epitelização). Depois desse período poderá usar maquiagem para atenuar a vermelhidão que também persiste por longo tempo.

    A outra alternativa é o uso de sistemas não invasivos (como o laser de Érbio) que possibilitam a obtenção de tensões muito similares utilizando estratégias de aplicação que potenciam o resultado de um tratamento muito menos agressivo e com menores riscos de complicação. Alem do uso de vários pontos de ancoragem, como o exemplo do couro cabeludo, também é muito útil sua aplicação em forma intraoral. Ao disparar sobre a mucosa da cavidade oral é possível atacar o problema das rugas periorais e sulco nasogeniano que são grandes marcas do envelhecimento. Esta técnica de tratar os tecidos faciais a partir de suas duas caras (interna e externa) possibilita duplicar a efetividade do efeito tensor e alcançar uma profundidade de ação que os próprios sistemas perfurantes não conseguem. Tudo isto é realizado sem produzir nenhuma perfuração na pele e, portanto sem causar dor ou ardência no pós-tratamento, assim como evita muitas das possíveis complicações já mencionadas para outros métodos. Este tratamento é realizado utilizando somente anestesia em forma de creme tópico. A recuperação do paciente é imediata e pode reintegrar-se a sua vida normal algumas após o procedimento.

    A forma de atuação dele no couro cabeludo é a principal diferença dos outros lasers do mercado nesse tipo de tratamento? È inédito esse mecanismo de ação? Por que tem que ser desta forma? O músculo retrai?
    A aplicação em couro cabeludo é exclusiva do laser de Érbio e não é praticada por outros tipos de laser porque estes causariam danos ou destruição. O laser de Érbio não possui afinidade por nenhum componente do cabelo e, portanto não causa nenhum dano, pelo contrário, ao depositar calor sobre a raiz do cabelo ocorre uma vasodilatação que colabora para a alimentação do cabelo e como efeito colateral pode-se notar que o cabelo cresce mais grosso e em maior quantidade.

    O conceito fundamental é poder oferecer aos pacientes um mecanismo de aplicação a laser capaz de cumprir com a demanda dos clientes: excelentes resultados, ausência de dor e retorno imediato a suas atividades cotidianas. O laser de Érbio é também o mais recomendado no tratamento daquelas áreas do corpo onde a apele é muito fina e delicada, como pálpebras, colo e mãos.

    Ele realiza lifting completo da face, inclusive pescoço?
    Devido a sua pouca agressividade, o laser de Érbio pode ser aplicado a todas as áreas do corpo e em todos os tipos de tecido, seja pele ou mucosa. A tensão de mucosas mostrou excelentes resultados nos tratamentos tanto dentro da boca (rugas, ronco) quanto dentro da vagina (tensão e estreitamento do canal vaginal com a finalidade de aumentar o prazer sexual e para tratar a incontinência de esforço). Na face pode ser realizado o lifting completo, especialmente indicado para tensar o pescoço. Seguindo o mesmo conceito de buscar bons pontos de ancoragem para a maximização da tensão, quando se trata da área do pescoço é especialmente útil aplicar o laser reforçando em uma região mais afastada da área flácida, como a tensão a partir d a área mandibular e a partir da parte posterior do pescoço abaixo das orelhas que são bons pontos de tensão.

    Qual a duração deste tratamento, no resultado?
    Qualquer processo de rejuvenescimento realizado em uma paciente (com qualquer tecnologia) será combatido pela deterioração natural causada pela passagem do tempo e necessitará manutenção. As pacientes estão cientes disto, pois se trata do mesmo conceito de manutenção do cabelo, unhas e aparência em geral. O importante é oferecer-lhes um procedimento indolor, não invasivo e ambulatório e que lhes permita incorporá-lo como algo cotidiano. Geralmente as pacientes mais jovens requerem um menor apoio que as mais velhas. Recomenda-se em média um retoque anual para manter a melhora alcançada e manter a pele em ótimo estado de textura, suavidade, tensão, tamanho de poros e brilho.

    No caso do pescoço, é a mesma ponteira, via couro cabeludo, ou para atuar no pescoço a ponteira é diferente e atua em outra localidade?
    Para os tratamentos de pele utilizamos sempre a peça de mão PS01. Esta peça produz spots ideais para a tensão calórica não ablativa. Sua configuração produz uma grande quantidade de pequenos pontos de calor, denominados de spot fracionado. O conceito é a não utilização de um círculo de luz completo, senão a divisão desse feixe de luz em vários pequenos feixes. Este efeito ajuda a minimizar os desconfortos que a ação térmica possa causar e faz com que o procedimento seja bem tolerado pela paciente.

    Quanto tempo de duração de cada sessão? Fica vermelho, arrouxeado? Pode tomar sol? No caso negativo, depois de quanto tempo?
    A duração de uma sessão depende do tamanho da área a ser tratada, sendo em média 30 minutos. Ao terminar a sessão, a pele da paciente ficará levemente avermelhada e a paciente terá uma sensação de calor como se tivesse se bronzeado. Como parte do protocolo, aplicam-se alguns minutos de frio no pós-tratamento a laser para resolver o avermelhamento. Em poucas horas a paciente estará pronta para retornar a sal vida normal. Com outras tecnologias o regresso à vida normal pode demorar vários dias.

    A paciente pode expor-se ao sol, porém recomenda-se o uso de protetor solar, especialmente nos primeiros 30 dias após o tratamento.

    Qualquer pessoa e tipo de pele pode se submeter ao tratamento de lifting?
    Todo o tipo de pessoa e tipo de pele pode ser tratado. Nos pacientes de pele negra é necessário realizar uma preparação prévia da pele para que o efeito térmico não altere sua pigmentação.

    Quantas sessões são necessárias? A partir de qual sessão já se nota resultados? Quanto tempo de intervalo dentre as sessões?
    A quantidade de sessões dependerá principalmente do estado da pele da paciente no início do tratamento, sua idade e objetivos da mesma da paciente. As pacientes mais jovens obtêm efeitos muito mais fortes na tensão do colágeno e geralmente necessitam menor quantidade de sessões (3 ou 4) enquanto as pacientes mais velhas  poderão necessitar algumas sessões extras. As peles secas e fotodanificadas necessitam de um tratamento prévio para umectar e devolver a elasticidade necessária para permitir a mobilidade da tensão. Dependendo do estado da pele o médico pode decidir utilizar um tratamento com parâmetros mais ou menos agressivos. Nos tratamentos mais suaves repete-se a sessão a cada 30 dias, caso for mais agressivos espaça-se a cada 60 ou 90 dias.

    Em todos os casos as pacientes verão os resultados desde a primeira sessão. Ao trabalhar-se sobre a metade do rosto a paciente poderá ver no mesmo momento o contraste entre a área tratada e a não tratada. A paciente pode também tocar o rosto e perceber as mudanças de flacidez, e, nos tratamentos em que foi realizado um peeling, é muito notória a suavidade e brilho da cútis.

    Há alguma reação, como vermelhidão ou sensação de calor?
    Já respondido.

    Há contraindicação?
    A específica é se o paciente padece de alguma colagenopatia. Alem disso estão as restrições gerais de aplicação a laser como no caso de gravidez ou sob medicação de alguma droga que aumente a sensibilidade a luz.

    Há algum preparo antes do procedimento, como o uso de algum produto tópico ou via oral, evitar sol, por exemplo?
    Em todo o tratamento com luz intensa como é o caso do laser é conveniente que o paciente não tenha um bronzeado recente. Se esse for o caso é possível preparar a pele com creme 15 dias antes de iniciar o tratamento com o laser.

    Preço médio de cada sessão
    Nossos sistemas de Érbio não usam material consumível por procedimento. Isso proporciona uma grande flexibilidade para o profissional no preço de venda de seus serviços. Os preços de venda geralmente variam de acordo ao tipo de clientela atendida. As clínicas localizadas em lugares de alto custo por metro quadrado com especialistas de maior remuneração terão um preço mais elevado por sessão do que aqueles que prestam atenção massiva.

    Já é utilizado em outros países? Quais?
    A Fotona dispõe de uma ampla rede mundial de distribuição que cobre todos os continentes.

    Há mais de mil especialistas de sucesso na América Latina que possuem essa tecnologia em uso hoje. A nossa presença na região se estende a todos os países que a compõem, com particular ênfase para as áreas com alta diversidade de tipos e cores de pele, onde a importância do uso de métodos não invasivos é ainda mais relevante. Esta liderança de vendas baseia-se em que o especialista,  graças a essas inovadoras técnicas de trabalho com o laser Érbio, possa trabalhar com a tranquilidade de obter resultados muito bons, sem comprometer o paciente com complicações indesejáveis. Este é o tipo de procedimento que requer a mulher moderna. Não há dúvida de que o futuro dos tratamentos estéticos é cada vez mais orientado para fazer mais com menos. A chave para oferecer mais satisfação ao paciente com menos dor, menos complicações e menos tempo de recuperação, abre as portas para um futuro brilhante em um mundo que envelhece e que deseja parecer cada dia mais jovem.

    Veja mais, Uma geração de laser chega ao Brasil.

    Leave a reply →
  • Posted by Elisângela on 2 de Fevereiro de 2017, 16:30

    Olá, gostaria de saber se vcs fazem tratamento de varizes a laser, sou negra e sei que já existe o tratamento para varizes a laser há alguns anos, mas nem todos são compatíveis com a pele negra, e lendo o site vi que vcs possuem a máquina de laser Yag que é compatível para tratamento em pele negra. Se a resposta for sim, gostaria de saber o valor.

    Reply →
  • Posted by Nilta on 21 de Abril de 2018, 08:33

    Favor informar preço do fotona para face

    Reply →
  • Posted by Cleonice Regiolli on 16 de outubro de 2018, 00:44

    Gostaria de saber o preço para cada seção de laser vaginal para incontinência urinária e quantas seções são necessárias e o clareamento.
    Obrigada

    Reply →

Leave a reply

Cancel reply