• Bromidrose

    lumines059O nosso suor é um líquido naturalmente sem odor produzido pelas glândulas sudoríparas, localizadas na pele. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas.

    As glândulas écrinas são as mais comuns e estão distribuídas por toda a superfície da pele. O suor produzido por estas glândulas é composto por 99% de água e 1% de sais minerais, como cloreto de sódio (sal) e ureia. A principal função do suor das glândulas écrinas é controlar a temperatura do nosso corpo, por isso, transpiramos toda vez que está muito quente ou quando fazemos exercícios. Somos animais homeotérmicos, que mantém a temperatura corporal sem alterações. Por isso precisamos de um sistema bem eficiente para manter a temperatura estável. O suor das glândulas écrinas serve para esfriar o nosso corpo, ajudando-o a se manter entre 36ºC e 37ºC.

    As glândulas apócrinas, por sua vez, só estão presentes em algumas partes do corpo, como nas axilas, virilhas, região ao redor dos mamilos e do ânus. As glândulas apócrinas surgem na puberdade e produzem um tipo de suor completamente diferente, mais oleoso, que não evapora e não tem função de controlar a temperatura do corpo.

    Tanto as glândulas écrinas quanto as apócrinas produzem um suor inicialmente sem odor. Porém, devido à ação de bactérias presentes na pele, como a espécie Corynebacterium, as gorduras presentes no suor das glândulas apócrinas são digeridas e transformadas em ácidos voláteis, que apresentam odor forte e desagradável.

    TRATAMENTO:

    Existem diversas modalidades terapêuticas disponíveis para o tratamento do odor corporal. O tratamento escolhido deve considerar a causa do mau odor e o grau de comprometimento na qualidade de vida do paciente. Normalmente os tratamentos controlam por um tempo o odor característico, às vezes necessitando de tratamentos invasivos. Veja HIPERIDROSE.

    Em geral, o tratamento objetiva dois alvos: controlar a quantidade de suor e reduzir o número de bactérias na pele.

    Algumas opções simples para aliviar o mau cheiro das axilas:

    • Lavar as axilas pelo menos duas vezes por dia com sabão antibacteriano.
    • Usar desodorante para diminuir o suor nas axilas.
    • Não repetir roupas, pois o suor seco é causa frequente de mau odor.
    • Raspar os pelos da axila para retirar bactérias.
    • Atenção à dieta.
    • Tratar problemas na pele que possam estar perpetuando o cheiro, como micoses.
    • No caso de uma emergência, passar bicarbonato de sódio ajuda muito a eliminar o cheiro apenas friccionando o local. Com uma gaze por exemplo.

    Se o paciente apresentar hiperidrose (suor excessivo), o tratamento desta condição é necessário para controlar o mau cheiro. Opções incluem iontoforese, uso de TOXINA BOTULÍNICA e até cirurgia para remoção das glândulas sudoríparas.

    Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas incluem:

    • Remoção definitiva dos pelos das axilas. Veja DEPILAÇAO DEFINITIVA.
    • Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina.
    • Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila. Veja LIPO LASER.
    • Tratamento a Laser das glândulas apócrinas. Veja o vídeo em HIPERIDROSE.

    No caso de bromidrose dos pés, podemos fazer algumas sessões passando o laser ND:YAG, com bons resultados. Lembrar-se de manter os cuidados de higiene.

    Leave a reply →
  • Posted by Angrys on 24 de Janeiro de 2018, 23:59

    Olá preciso muito fazer esse tratamento so que moro no ManausAm, como faço

    Reply →
  • Posted by Carla on 25 de Janeiro de 2018, 00:11

    Boa noite, como faço para aderir esse tratamento, remoção das glândulas

    Reply →
  • Posted by Josue on 2 de agosto de 2018, 15:37

    Quero fazer esse método

    Reply →
  • Posted by Edlinesor Anatsap Selet on 15 de Fevereiro de 2019, 16:48

    Boa tarde como faço para aderir esse tratamento,remoçâo das glândulas apoclinas me ajudem por favor faz dez anos que sofro com esse problema já fiz varios tratamento mas nada deu certo por favor me dei uma 2 chance de ter uma nova vida pra viver com meus 3 filhos q precisam de mim eu vos peço de todo o meu coração

    Reply →

Leave a reply

Cancel reply